HOME I CULTIVO I ARTIGOS I PODA I REGA I LUZ I DOENÇAS I FOTOS I VÍDEOS I LIVROS I CONTATO I ENGLISH orc
orquídeas

Busca no site

 

 

Jornal Orquideana

POLINIZAÇÃO DE ORQUÍDEAS

ACIMA: Angraecum infundibulare, espécie filipina cujas flores exalam forte perfume à noite para atrair mariposas. Planta cultivada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fotografia de M. A. P. Accardo Filho.

P
ela sua estrutura reprodutiva, as orquídeas obrigatoriamente necessitam do auxílio de animais para o transporte de pólen ao órgão feminino de suas flores, uma vez que a massa polínica é pesada demais para ser levada pelo vento e a parte receptiva do órgão feminino não é exposta o suficiente para recebê-la.

Assim, as orquídeas selecionaram as estratégias mais fascinantes para promover a polinização. As flores podem possuir cores e aromas que atraem a atenção de polinizadores diversos, como abelhas, borboletas, mariposas diurnas e noturnas, morcegos, besouros e beija-flores. Sua forma e tamanho também correspondem ao tipo de polinizador. Algumas flores podem assumir formas extremas. Orquídeas do gênero europeu Ophrys, por exemplo, apresentam a cor e a forma do labelo, ornado por cerdas, de maneira tal que se assemelham a fêmeas de uma certa espécie de abelhas.

De forma que o macho, atraído pelo feromônio produzido pela própria flor e pela sua forma, copula com esta por engano, levando consigo as polínias, que depositará na próxima flor que visitar. Outras, como o gênero Angraecum das Filipinas, com flores noturnas, produzem néctar em tubos extremamente longos na base dos labelos, de modo que somente certas mariposas noturnas com probóscides igualmente longas, podem alcançá-lo. Ao posicionar-se diante das flores, as mariposas esbarram sua cabeça nas anteras, fazendo com que as polínias sejam atiradas e presas em si. Algumas orquídeas, ainda, não produzem néctar, mas perfume.

Algumas abelhas visitam as flores para recolher este perfume, que acredita-se ser usado por elas para a síntese de feromônios. Existem, entretento, inúmeros exemplos de estratégias de polinização entre as orquídeas.

Compartilhe


Confira as fotos e vídeos de orquídeas com imagens de espécies consagradas ou raras.

 

Outros artigos:
Acessórios para orquídeas
Orquídeas na primavera
Uso do Óleo de Nim
Mudas de Phalaenopsis
Xaxim como substrato?
Conservação de orquídeas

Principais gêneros de orquídeas:
Angraecum
Brassia
Catasetum
Cattleya
Cymbidium
Dendrobium
Encyclia
Epidendrum
Laelia
Masdevallia
Miltonia
Odontoglossum
Oncidium
Paphiopedilum
Phalaenopsis
Stanhopea
Vandas
Vanilla
Zygopetalum

Atenção: não compre orquídeas que não sejam cultivadas em orquidários. Diga não ao extrativismo!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________